• Discurso da Formatura de Vitor Gurman

    by  • 11 de September de 2013 • AGENDA • 1 Comment

    Um ano antes de ser atropelado enquanto andava em uma calçada e morrer após 5 dias, o Vitão se formava em Administração de Empresas pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. No discurso de formatura, ele falou sobre o Fabinho, um colega que havia perdido a vida em um desastre.

    Você pode assistir o vídeo em:

    Segue o discurso na íntegra:

    “Uma boa noite a todos!

    Falou-se muito sobre amizade aqui e, não poderíamos deixar passar em branco um episódio.

    Então, durante todo o curso a gente conheceu muitas pessoas, a gente construiu boas amizades e, uma delas nos deixou. E, a gente não poderia deixar de falar dele nesse momento em que estamos concluindo essa etapa. E quando a gente entrou aqui na faculdade, a gente se deparou com uma nova vida. Todos independentes e autônomos e a gente tirou carta de motorista. A gente ia e voltava pra onde a gente queria e na hora que a gente queria… E, tinha alguns chatos, os pais e avós, que diziam: ‘Parem com isso, tomem cuidado!’. E a gente falava: ‘Não, não tem problema!’

    A onipotência do adolescente… Nada mais fazia com que a gente duvidasse que os acidentes até podiam acontecer, mas não com a gente. E aconteceu!

    A gente foi atingido com o choque de que o acidente acontece de verdade e, pode acontecer com a gente, mesmo!

    O Fabinho deixou a gente em um acidente que poderia ter acontecido com qualquer um de nós aqui, ele estava voltando de uma festa e acabou perdendo o controle e bateu o carro.

    E essa foi, acho que, uma emancipação forçada à vida adulta, é um choque de realidade, a onipotência do adolescente é posta em jogo e a gente pagou muito caro por duvidar dos chatos.

    E, eu vejo hoje um outro tipo de chato, que a gente também não dá muita bola, que sãos os ecos chatos, eles ficam falando que acidentes podem acontecer e que, vão acontecer. E a gente duvida que eles vão acontecer, apesar de estar vendo algumas coisas.

    E hoje a gente se forma como administrador, a gente vai ser responsável por dirigir rumos, por dirigir empresas, por dirigir um desenvolvimento todo.

    E a gente tem que tomar cuidado para não pagar tão caro quanto a gente pagou por duvidar e acreditar em nossa onipotência.

    Acidentes acontecem e a gente tem que poupar, a gente tem que ser responsável para que a gente não perca de novo aquilo que tem mais valor que são as nossas vidas e as vidas de quem nós amamos.

    Então, essa é a mensagem que eu queria deixar.

    Muito obrigado”

    Vitor Gurman

    A Equipe Não Foi Acidente agradece a família do Vitão por nos permitir ter acesso a esse momento tão especial.

     

    About

    Pedagoga Especializada em Surdez e Psicoeducadora especializada em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto.

    One Response to Discurso da Formatura de Vitor Gurman

    1. Giani Cardoso
      11 de September de 2013 at 22:23

      Salve Vitão!

    Leave a Reply

    Your email address will not be published.

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.