• Grupo de Apoio à Pessoa em Luto “Acalmando Corações” – modalidade presencial

    by  • 7 de September de 2016 • AGENDA • 0 Comments

    “Acalmando Corações” – modalidade: presencial

    No último final de semana, dia 3 de setembro, realizamos o grupo de apoio para suporte a enlutados “Acalmando Corações”. Nosso trabalho acontece na cidade de São Paulo – SP desde outubro de 2012 e é um projeto do Movimento Não Foi Acidente.

    Nestes quatro anos aconteceram mudanças, erros e acertos. Pessoas que vieram apenas uma vez, outras que estão presentes com mais frequência.

    É importante ressaltar que, há pessoas que se beneficiam do grupo de apoio, outras não. Quando o luto é recente demais ou é um luto complicado, ouvir outras histórias é difícil e para essas pessoas, a psicoterapia é mais indicada, principalmente a psicoterapia com especialistas em luto. O grupo de apoio pode caminhar em conjunto com a psicoterapia, somente o grupo de apoio não dá conta de um luto complicado.

    Nossos principais objetivos são:
    – informação sobre o processo de elaboração do luto,
    – integração dos participantes com compartilhamento de experiências e sentimentos,
    – acolhimento com suporte social eficaz permitindo que ao término, a pessoa retorne à sua rotina sentindo-se melhor.

    O nosso grupo de apoio é mediado por um profissional especialista em luto, tem caráter psicoeducativo com informações sobre o luto, compartilhamento de sentimentos e experiências. Não professamos nenhuma religião, mas respeitamos todas, nosso trabalho é gratuito. Tudo o que é conversado neste espaço é confidencial, atendemos todos os tipos de luto, não importando o grau de parentesco com a pessoa que morreu. O grupo é aberto para pessoas com no mínimo 16 anos.

    Para participar, pedimos que as pessoas se inscrevam pelo email falecom@naofoiacidente.org, uma ficha de inscrição será preenchida e o endereço do local informado. Não temos uma sede e este endereço pode ser diferente de um encontro para o outro, desta forma, a inscrição é importante para confirmação do local, bem como, por uma questão de organização dos coordenadores.

    Não temos como atender em outras cidades, mas por nossas reuniões acontecerem em espaços ao lado de estações do metrô, temos recebido pessoas de outras cidades. Neste último encontro, 50% dos presentes eram do interior do estado de São Paulo.

    Nossos próximos encontros serão em outubro e novembro. Reservem as datas 1 de outubro e 5 de novembro – das 10:00 – 12:30 horas em sua agenda. Faça a sua inscrição para garantir a sua vaga. As inscrições estão abertas!

    Este grupo foi formatado com a supervisão de uma doutora em psicologia clínica e especialista em luto durante o período de minha pós graduação no “Quatro Estações Instituto de Psicologia”.

    Para conhecer e participar de nosso Grupo de Apoio na modalidade virtual, acesse: https://www.facebook.com/groups/acalmandocoracoes/

    Um grande abraço,

    Equipe Acalmando Corações
    Rosmary Mariano – psicoeducadora em luto

     

     

    About

    Pedagoga Especializada em Surdez e Psicoeducadora especializada em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published.

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.