• Quatro anos de Grupo de Apoio para Enlutados “Acalmando Corações”

    by  • 30 de October de 2016 • AGENDA • 0 Comments

    Há 4 anos acontecia o primeiro encontro do grupo de apoio para pessoas em luto “Acalmando Corações”. Rafael Baltresca havia convidado uma palestrante que não conseguiu chegar ao local e naquele momento, olhamos um para o outro e dissemos, vamos nós mesmos! Fizemos uma roda de conversa e naquele dia demos o primeiro passo deste projeto que hoje abrange também um grupo de apoio virtual na rede social Facebook. O grupo virtual foi criado em 2013, para apoiar pessoas em nível nacional. Naquele 30 de outubro, estavam presentes as pessoas que ainda hoje são a Equipe Não Foi Acidente: Lourdes Nunes, Maria Luiza Hausch, Gladys Ajzenberg, Nilton Gurman e Manuel Fernandes, de nossa Equipe só não estava o Ava Gambel porque ele é de outro estado.

    Vamos falar um pouco sobre o nosso trabalho:

    Nossos principais objetivos são:
    – informação sobre o processo de elaboração do luto,
    – integração dos participantes com compartilhamento de experiências e sentimentos,
    – acolhimento com suporte social eficaz permitindo que ao término, a pessoa retorne à sua rotina sentindo-se melhor.

    O nosso grupo de apoio é mediado por um profissional especialista em luto, tem caráter psicoeducativo com informações sobre o luto, compartilhamento de sentimentos e experiências. Não é psicoterapia. Não professamos nenhuma religião, mas respeitamos todas, nosso trabalho é gratuito. Tudo o que é conversado neste espaço é confidencial, atendemos todos os tipos de luto, não importando o grau de parentesco com a pessoa que morreu. O grupo é aberto para pessoas com no mínimo 16 anos.

    É importante ressaltar que, há pessoas que se beneficiam do grupo de apoio, outras não. Quando o luto é recente demais ou é um luto complicado, ouvir outras histórias é difícil e para essas pessoas, a psicoterapia é mais indicada, principalmente a psicoterapia com especialistas em luto. O grupo de apoio pode caminhar em conjunto com a psicoterapia, somente o grupo de apoio não dá conta de um luto complicado.

    Não temos uma sede e nosso endereço de encontro muda com frequência, dependemos de pessoas que cedam uma sala próxima a uma estação de metrô, uma vez por mês, em um sábado, no período da manhã. E isso nem sempre tem sido fácil de conseguir!

    Não temos como atender em outras cidades, mas por nossas reuniões acontecerem em espaços ao lado de estações do metrô, temos recebido pessoas de outros locais.

    Este grupo foi formatado com a supervisão de uma doutora em psicologia clínica e especialista em luto durante o período de minha pós-graduação no “Quatro Estações Instituto de Psicologia”.

    Nossa agenda de encontros presenciais é informada neste Portal e no grupo de apoio virtual que pode ser acessada em: https://www.facebook.com/groups/acalmandocoracoes/

     

    Luto ensina que as pessoas que morrem fazem parte da nossa vida para sempre”

    Colin Murray Parkes

     

    Equipe Acalmando Corações
    Rosmary Mariano
    Psicoeducadora em Teoria, Pesquisa e Intervenções em situações de Luto pelo Quatro Estações Instituto de Psicologia

    About

    Pedagoga Especializada em Surdez e Psicoeducadora especializada em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published.